sexta-feira, outubro 29, 2010

O poema


Cidades adormecem à minha passagem
enquanto os ventos secos trazem murmúrios dos mundos arruinados,
enquanto os mundos colapsam ainda ao cair da tarde.

Logo no Outono!
Teu olhar de deusa piedosa já não suporto.
Meu olhar, que se furta de admirar a lua, não reinvento.

Para trás, solidão do cais do porto;
para trás, vento forte,
ondas contra as pedras,
solidão do olhar contra qualquer reinvenção de um barco que parte.

Turbinas movem lentos pensamentos,
enquanto os ventos secos trazem murmúrios dos mundos arruinados,
enquanto os mundos colapsam ainda durante a noite.

Canhões que estilhaçam as estrelas...
Ouvem-se ao longe!
Grito das estrelas estilhaçadas...
Não se ouvem!

Será que não existem?
Será que não existo?

Botas sujas da lama arrumadas a um canto do meu corpo,
enquanto a chuva traz lama dos mundos arruinados,
enquanto os mundos colapsam ainda pela manhã.

Silêncio cizento que se move
dançando com a chuva.
Pássaro que teima em não mais cantar
Seu silêncio melancólico de não ter força...
Que salve os mundos!
Que salve os mundos!

Força para sair do cais solitário,
enquanto que o rio traz dejectos dos mundos arruinados,
enquanto os mundos colapsam agora e sempre.

Força para limpar as botas.
Força para existir lutando
contra os canhões,
contra as lentas turbinas das cidades adormecidas,
contra a piedosa solidão do teu olhar.

Alexandre Valinho, Viagens...

3 comentários:

Anónimo disse...

Recomeçares o teu blog com este texto deixa-me absorto, embevecido. Eu pequenino pelo meio de tantas coisas grandes que aqui tens. Tu uma amiga gigante que tenho a sorte de ter. Beijo e abraço grande.

Aeval disse...

Primeiro não recomecei, só cá voltei para deixar registado o teu poema porque acho que faz todo o sentido estar no meu blog;
Segundo não és nada pequenino, tens quase 2 metros de altura e és um gigante tanto em nome como em companheirismo;
Terceiro e último eu amo-te, amigo!

Maeva disse...

Fico muito contente por teres voltado ao blog, já o li de uma ponta à outra e achei espectaculares os textos e as imagens que selecionaste. Parabéns e não desistas dele.
Bj